Ligue para nós: 011983929246

SOBRE

O Al Janiah é um espaço político e cultural, com um bar e restaurante de culinária árabe no bairro do Bixiga (São Paulo) onde política, arte, cultura, música e cinema se expressam criticamente por meio de eventos, cursos, teatro, lançamentos de livros, exibições de filmes e exibições fotográficas. Tudo isso envolto pelos deliciosos sabores e aromas das bebidas e comidas da casa.

A comida é uma das mais antigas formas de intercâmbio entre povos e acreditamos que ela ajuda a promover o envolvimento da comunidade em torno desse intercâmbio complexo de culturas, religiões e etnias. 

A alimentação é um organizador natural das pessoas, bem como o local favorito para o debate. No entanto, raramente as pessoas têm conversas sobre a comida que comem, de onde vieram os ingredientes ou a política por trás das cozinhas. Alimentos e cozinha são caminhos pouco explorados para cultivar o diálogo de paz dentro da comunidade.

O mercado globalizado coloca em circulação alimentos de todas as áreas do mundo permitindo que o acesso a outras culturas crie um espaço compartilhado em que todas as pessoas podem ser incluídas nas trocas e interações, superando os estereótipos e a cultura do ódio. A prática de rituais alimentares no mundo árabe é um importante conector de pessoas e comunidades, e São Paulo é uma das cidades mais multiculturais do mundo. É essa vibração e transversalidade de culturas e etnias que fornece uma plataforma para as discussões sobre outros países: pensar global, agir local. 

Operando cinco dias por semana no centro da cidade, o Al Janiah tem como missão ampliar o engajamento que o público - que poderíamos melhor nos referir como família, a crescente família Al Janiah - tem com a cultura, com a política e com as questões em jogo no país e no mundo. 

Com mais da metade do nosso quadro de trabalhadores refugiados da Palestina, da Síria e imigrantes de Cuba, Argélia, militantes antifascistas, nordestinos e sulistas, a política da casa é pensar sempre em (re)criar coletivamente nossa democracia. Este (re)criar se dá pela exploração de nossos padrões políticos estabelecidos e busca - através do entrosamento e do diálogo empático, de coração aberto, com povos e culturas de norte a sul, do Brasil e do mundo – para (re)descobrir nossos desejos políticos comuns, dores e alegrias, criando uma plataforma de união de lutas para a transformação política.

Acreditamos que afetividade, empatia e gentileza podem criar uma política de unidade e de consciência, de resistência e de hospitalidade em nosso entorno. A energia de comUnidade, as festas, os eventos e os sabores da casa contribuem para uma atmosfera enérgica que consiste de uma miríade de combinações de culturas, de sabores excitantes, de idiomas, de olhares e de perspectivas diversas. 


Share by: